News

Anapa faz visita à Argentina para tratar de relações comerciais e pesquisa

12 de agosto de 2022

A Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) realizou, entre os dias 10 e 12 de agosto, visita à Argentina, um país importante na cultura do alho e parceiro comercial do Brasil. Nesse período, a equipe se reuniu com representantes do governo para tratar de temas de interesse dos agricultores brasileiros e argentinos, com o objetivo de aperfeiçoar a relação comercial entre os dois países. Atualmente, a Argentina é um dos principais exportadores de alho para o mercado brasileiro.

Um dos assuntos abordados foi a Portaria nº 435/05/2022, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que incorporou ao ordenamento jurídico brasileiro o “Regulamento Técnico MERCOSUL de Identidade e Qualidade do Alho”.  

“Recentemente, tivemos uma vitória com a publicação dessa portaria, que definiu as regras de comercialização do alho no Mercosul e melhorou a concorrência entre os produtores argentinos e brasileiros, especialmente os da região sul”, explicou o presidente da Anapa, Rafael Corsino.

Pesquisa

Outro foco da visita foi o estreitamento da parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina, que desenvolve um trabalho relacionado a variedades de alho, tema de interesse dos produtores brasileiros.

 A coordenadora de pesquisa da Anapa, Mírian Delgado, participou das conversas com o instituto e visitou os campos de produção. “Foi uma viagem muito produtiva. Agora, vamos levar para o Brasil mais conhecimento e informação e, assim, fortalecer a produção do alho brasileiro, o melhor alho do mundo”, concluiu Rafael Corsino.