News

Giro técnico em Santa Juliana debate sobre a produção do alho em Minas Gerais

09 de junho de 2022

Expectativa é que esta safra tenha um novo recorde de produtividade no estado mineiro 

A Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA) e a Associação Mineira dos Produtores de Alho (AMIPA), em parceria com a Syngenta, promoveram uma palestra e um giro técnico em Santa Juliana (MG) nos dia 07 e 08 de junho. O evento teve como objetivo difundir o conhecimento sobre a cultura do alho e acompanhar de perto as demandas que o campo oferecem para o produtor. 

 O primeiro dia de evento se iniciou com uma palestra do Prof. Dr. José Magno de Queiroz Luz (Maguinho) falando sobre o tema “Tecnologias na produção de alho: algumas estratégias para aumento da produtividade e qualidade” no Hotel Fazenda do Vale em Santa Juliana (MG), contando com a presença especial do Prof. Dr. Marcelo Pavan, referência na virologia e na cultura do alho.  

 Na oportunidade, a Coordenadora de Pesquisas da ANAPA, Mirian Delgado, apresentou os temas de pesquisa que estão sendo desenvolvidos pela ANAPA/AMIPA em 2022 para os quase 50 produtores e técnicos agrícolas que acompanhava a reunião.  

 Ainda, foi apresentado pela Syngenta, representada por Alex Kuranishi, novas tecnologias e produtos que estão relacionadas ao manejo e cultivo do alho, assim como novidades que estão sendo previstas para as próximas safras (2023), visando ainda mais aumentar a produtividade da hortaliça.  

 “A Syngenta conhece e compreende as dores dos agricultores. Afinal, são eles quem se dedicam e contribuem para a alimentação das famílias brasileiras. Por isso, há empenho constante em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias para proteger essas culturas” afirmou Alex Kuranishi. 

O segundo dia foi no campo onde aconteceu um giro técnico nas áreas dos produtores Alex Mussi, Shigueo Shimada e Hortis Agronegócios, todos na região de Santa Juliana (MG). Na visita, os produtores e técnicos agrícolas puderam trocar informações e expectativas para essa safra de 2022. 

Em cada área visitada, foram debatidos temas pertinentes sobre a produção nacional e as necessidades locais, abrangendo temas como: podridão branca, raiz rosada e vírus foram temas debatidos, assim como caraterísticas do manejo de solo, fertilização, entre outras dúvidas.  

 Presente no giro, o Presidente da AMIPA, Flávio Márcio, mais uma vez destacou o associativismo que a ANAPA e AMIPA empregam, buscando conquistas relacionadas à representatividade e defesa da cadeia produtiva do alho e também frisou sobre a nova colheita que está por vir.  

“Temos a expectativa que quebraremos mais um recorde de produtividade aqui em Minas Gerais nos próximos meses, o alho brasileiro nunca esteve tão forte como estamos hoje, continuaremos trabalhando para sermos auto suficiente nos próximos anos”, concluiu o presidente.  

 Finalizando o giro, a Coordenadora de Pesquisa da ANAPA, Mírian Delgado aproveitou para agradecer mais uma vez a contribuição de todos que participaram deste evento. 

“A cadeia do alho só tem a ganhar com a contribuição de todos, foram dois dias de muita troca de conhecimento e experiências, onde visitamos 3 áreas de produção na região. Agradecemos imensamente àqueles que estiveram presentes conosco, aos produtores que nos receberam e todos que de alguma forma contribuíram para a realização deste momento”, finalizou Mírian.