Em constante desenvolvimento, os produtores de alho do Brasil têm boas notícias para o setor: aumentar a produção da hortaliça para o beneficiamento de um alho nobre com maior qualidade e valor de mercado. A ideia foi discutida na última sexta-feira (19), em reunião do Conselho de Pesquisa Goiana da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA).
Participaram da reunião pesquisadores e produtores: Rafael Jorge Corsino, Oscar Villalta, Waner Barbosa, Roberto Morita, Mírian Delgado, Luciano Hattori e o Luciano Martarello.
Durante o encontro, que aconteceu de forma online, também foram debatidos temas como: estudos de análises de solos, manejos, irrigação, plantio de novas variedades, testes com novos implementos, análises de colheita e pós-colheita, entre outros experimentos que influenciam na produção da cultura.
Na oportunidade o pesquisador Oscar Villalta falou sobre o estudo em desenvolvimento no Estado de Goiás. Segundo ele, o trabalho prosseguirá até 2022 e a parceria vai além do acompanhamento técnico em campo, uma vez que vários estudos serão postos em prática no decorrer dos próximos anos.
O presidente da ANAPA, Rafael Jorge Corsino, acredita que o desenvolvimento dessas pesquisas contribuirá de forma significativa com o aumento da produtividade e da qualidade do alho produzido, além de diminuir os custos da produção, garantindo mais competitividade do alho brasileiro no mercado.
O grupo também definiu a agenda das próximas reuniões. O próximo encontro ocorrerá já na segunda quinzena de dezembro. Uma visita do pesquisador Oscar Villalta ao Brasil também está prevista. O objetivo é buscar parcerias com entidades e universidades locais para o desenvolvimento de novos estudos.