Foi realizado pela Epagri, um giro técnico no dia 10 de agosto, na comunidade do Tabuleiro, interior de Curitibanos/SC. Participaram do evento mais de 50 pessoas, entre agricultores e técnicos.
O pesquisador da Epagri da Estação Experimental de Caçador, Dr. Anderson Luiz Feltrim explicou quais equipamentos são necessários para se fazer o manejo da irrigação (tensiômetros, tensímetro e manômetro) e como utilizá-los para determinação da umidade do solo. Através das leituras dos aparelhos, o agricultor consegue definir QUANDO irrigar e a consulta de dados climáticos no Agroconnect da Epagri/Ciram, o produtor determina a lâmina d’água ser aplicada na lavoura, ou seja, QUANTO irrigar.
No dia também foi determinada a uniformidade de um sistema de irrigação por aspersão instalado em uma lavoura comercial. Esse índice serve como fator de correção para o agricultor usar durante as irrigações da lavoura durante o ciclo da cultura.
O dimensionamento correto e o manejo do sistema de irrigação é uma importante ferramenta para o agricultor reduzir custos, fazer um uso mais racional da água e aumentar a produtividade da sua lavoura, principalmente em épocas de escassez de água.