A Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA) anuncia a criação de um conselho de pesquisa com o objetivo de identificar os principais problemas enfrentados pelos produtores nacionais de alho no que diz respeito às doenças de solo e de folhas, manejo, pragas, nematoides, entre outros.
O Conselho de Pesquisa da ANAPA (CPA) vem com a missão de levantar as prioridades de cada Estado produtor de alho e direcionar as necessidades de pesquisas.
Segundo o presidente da ANAPA, Rafael Jorge Corsino, “O nosso objetivo é fomentar os estudos para a cultura do alho, com o intuito de melhorar a capacidade e a eficiência produtiva do alho brasileiro” conclui Corsino.
O conselho será composto por representantes de cada Associação Regional, professores e pesquisadores, tendo Álvaro Pereira como presidente, acompanhado pelo Diretor Técnico Marco Antônio Lucini e a Coordenadora Técnica Mirian Delgado.
Também participarão representantes das associações estaduais do alho (AMIPA, AGOPA, AGAPA, ACAPA e APPA) e por universidades federais e empresas públicas.
Representando as empresas e universidades que compõe o Conselho, são Embrapa, Epagri (SC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Estadual Paulista – Campus Botucatu (UNESP) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Recursos
A partir do levantamento a ser realizado, ANAPA destinará recursos e firmará parcerias com instituições e empresas privadas no intuito de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento da cadeia do alho no Brasil.