“Precisamos incentivar o interesse das empresas na ampliação dos registros de produtos, a fim de resolver o problema de pragas e doenças nas culturas e em especial nas culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente, como é o caso do alho e da cebola”, disse o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Rafael Jorge Corsino, em reunião com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Também participaram da audiência o deputado federal Zé Vitor (PL-MG) e o diretor executivo da ANAPA, Ronaldo Troncha.
Corsino, que também é presidente da Câmara Setorial de Hortaliças do MAPA, propôs à ministra a inclusão das culturas Minor Crops no processo de priorização de novos registros. Na visão dele, esse mecanismo possibilitará o acesso dessas culturas a produtos novos e modernos, o que também despertará o interesse das empresas no aporte de projetos para a CSFI.
De acordo com o presidente, a proposta do setor é editar uma Instrução Normativa, que consolide o Programa Nacional Minor Crops. “O objetivo é criarmos um fórum oficial, para discutir os gargalos e propostas de soluções”, informou.
Rastreabilidade
Corsino chamou a atenção para a mistura dos produtos nas centrais de comercialização, Ceasas e gondolas de supermercado. Ele acredita que a origem dos produtos nacionais precisam ser incentivadas. “As vigilâncias sanitárias deveriam proceder à cobrança da rastreabilidade na gondola, através de identificação do produto em campo visível e, se necessário, à autuação do supermercado ou comerciante, nunca responsabilizando o produtor”, avaliou.
Reforma tributária
Em conversa com a ministra, Rafael Corsino apoiou a inciativa de reforma tributária, desde que não haja aumento da carga tributária. “A PEC 45/2019 é a que traz mais prejuízos para o agro, pois proporciona o aumento da carga tributária, aumenta os custos de produção, exige mais capital de custeio e reduz a rentabilidade das culturas”, observou.
Frente Parlamentar de Hortaliças, Flores e Frutas
O diretor executivo da ANAPA, Ronaldo Troncha, reforçou o convite à Ministra para o lançamento da Frente Parlamentar de Hortaliças, Flores e Frutas, que conta com o comando do deputado federal Zé Vitor, na presidência e, na vice-presidência, o deputado federal Beto Rosado (PP-RN). O lançamento da Frente deve ocorrer no início de novembro, de forma virtual, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus.