News

ANAPA inicia pesquisa de gerenciamento de podridão branca, raiz rosada e outras doenças de solo para a cultura do alho

02 de março de 2020

Com o objetivo de prevenir a introdução e a prorrogação de doenças, bem como reduzir a população de patógenos no solo com práticas culturais e métodos de manejo físicos, biológicos e químicos, a Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA) inicia pesquisa de gerenciamento de doenças de solo para a cultura do alho. O projeto pretende ser uma ferramenta de apoio para ajudar os produtores na previsão e gestão de doenças, tais como: podridão branca e raiz rosada.

O consultor técnico Oscar Villalta, coordenador do projeto, desembarcou no Brasil para levantar, juntamente com produtores, técnicos e colaboradores, os principais problemas de manejo de doenças de solo. Villalta, que é natural de El Salvador, visitou fazendas produtoras de alho em Goiás e Minas Gerais, aonde serão realizados os experimentos.

Villalta espera que esse estudo ajude a desenvolver melhores práticas de manejo para reduzir o inóculo e, até mesmo, limpar solos infectados, restaurando, assim, os solos para a produção de alho.

O projeto também é coordenado pelo consultor técnico Carlos Inácio Garcia de Oliveira e conta ainda com a colaboração da engenheira agrônoma Amanda Barbosa e com o apoio da estadual de MG, a Associação Mineira dos Produtores de Alho.