News

Nota Oficial

10 de fevereiro de 2020

O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Rafael Jorge Corsino, lamenta profundamente os estragos e prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Estado de São Paulo. Segundo informações do setor produtivo, a cultura de hortaliças é a mais afetada.

“É lamentável ver a Ceagesp, maior central de abastecimento do Brasil e da América Latina, com as atividades paradas por conta dos alagamentos que ocorreram em diversos pontos da cidade. Caminhões carregados de produtos estão ilhados e os produtores rurais estão desesperados tentando salvar as mercadorias. Um desperdício de alimento sem precedentes, que afeta agricultores, empresas e toda a população. É muito triste”, salienta Corsino, que também é presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Ainda não há um cálculo sobre as perdas, mas estima-se que, por dia, sejam vendidas cerca de 10 mil toneladas de mercadorias no entreposto. O governo do Estado de São Paulo já anunciou a transferência de local da Ceagesp, por meio de decreto (nº 64.543). O prazo para que a transferência ocorra é de até cinco anos. 

Rafael Corsino, em apelo aos governos Federal e Estadual, solicita urgência na mudança de local do entreposto. “Com frequência a Ceasa vem sofrendo com enchentes. O local está inadequado! A população e toda a cadeia produtiva envolvida não pode mais esperar. Precisamos, com celeridade, de uma unidade com estrutura moderna, tecnificada, capaz de receber as mercadorias” avalia.

Neste momento difícil, a ANAPA se solidariza com todos os produtores que foram fortemente impactados e com toda população do Estado de São Paulo.