Mais de 200 produtores de alho e cebola compareceram ao clube Campestre, nesta terça-feira (2), para participar do II Encontro Nacional Técnico do Alho e Cebola, promovido pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA) e pela Associação Mineira dos Produtores de Alho (AMIPA).
Estiveram presentes, o presidente nacional da ANAPA, Rafael Jorge Corsino; do presidente da AMIPA, o senhor Flavio Márcio da Silva; do prefeito do município de São Gotardo, Seiji Eduardo Sekita; e o representante da Associação Nacional dos Produtores de Cebola, a ANACE, do Estado de Minas Gerais, o senhor Elias Marques.
O primeiro dia de evento foi um sucesso segundo o público presente, que contou com palestras técnicas de alho e cebola, setores que empregam mais de 500 mil pessoas e são responsáveis por um PIB de mais de 4 bilhões de reais. São fontes de renda da agricultura familiar e também da agroindústria.
A programação foi ministrada por especialistas do setor, entre eles, Marcelo Reis (UFV) falando sobre Residual de herbicidas na cultura do alho e cebola; com os pesquisadores da Embrapa, Valdir Lourenço, Valter Oliveira, Francisco Resende, debatendo sobre os resultados do projeto de manejo da podridão branca em alho e cebola; Mariana Meloni Gilioli e Tatiana Reis, falaram a respeito da competição de mercado e qualidade do produto; Daniel Schwendler, mostrou estudos sobre o método de armazenamento frigorifico para a cultura de alho e cebola; Carlos Inácio, falou um pouco sobre a vernalização negativa de semestre de alho e cebola e por fim Oscar Villalta palestrou sobre o manejo integrado de doenças de solo.
Amanhã (3), no segundo dia do evento, irá acontecer um dia no campo, onde os produtores visitarão plantações e espaços dos parceiros envolvidos no evento (Alltech, Basf, Yara, Syngenta e Tecnofrio).