A notícia, publicada pelo site espanhol Freshplaza, nesta segunda-feira (26), apontou que a China ainda é liderança no mercado mundial de alho, mesmo com a expansão da área plantada e a forte concorrência de países como: Espanha, Turquia, Egito, Argentina e Índia.
Segundo Tom Bin, representante da multinacional Jinnig Land Produce Co, Ltd., o atual mercado de exportação de alho chinês é bastante estável. “O preço subiu ligeiramente no final de outubro deste ano, mas caiu 30% em relação ao mesmo período do ano passado, com este preço relativamente baixo significa que a China ainda é capaz de manter um papel de liderança no mercado global de alho, apesar da crescente concorrência”, acrescentou.
“As pessoas estão muito atentas aos preços do alho depois de anos em que o mercado esteve como uma montanha-russa. Nos últimos dois anos, o preço tem sido menor do que o esperado, o que significa que área plantada do alho poderá diminuir nos próximos anos. Com relação ao volume de produção, é difícil saber, pois depende não só da superfície, mas também das condições meteorológicas”, avaliou.