O vice-presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Olir Schiavenin, cobrou mais rigor na fiscalização do produto importado da China que é desembaraçado nos Portos brasileiros, em reunião com técnicos da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, nesta quarta-feira (28).
Segundo informou Schiavenin, as empresas importadoras de alho chinês mais uma vez estão buscando subterfúgios para não pagar a tarifa antidumping, deixando de especificar a empresa importadora nas caixas de alho que chegam ao país. “O presidente Rafael Corsino já denunciou essa prática desleal na Receita Federal, mas infelizmente esse tipo de fraude ainda está ocorrendo, sobretudo, nos Portos localizados no Estado do Rio de Janeiro”, revelou Olir.
O vice-presidente, que é de Flores da Cunha (RS), passou por Brasília acompanhado de uma comitiva gaúcha liderada pelo presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Heitor Schuch, e os dirigentes: deputado estadual Elton Weber e o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva.
A comitiva gaúcha cobrou ainda medidas para minimizar os impactos da seca que prejudica a agricultura familiar no Estado e tratou sobre a crise no setor do leite.