“Nossa pesquisa durou seis dias, de 16 de maio a 21 de maio de 2017, e compreendeu uma jornada de mais de 3000 km.Nós visitamos os principais locais de exportação de alho chinês: Jinxiang e arredores em Shandong, Pingyi, Laiwu, Zhongmu em Henan, Qixian e Pizhou em Jiangsu, que constituem 70% da área de produção total da China, podendo-se dizer que 90% do alho exportado vem dessas áreas”, disse Kevin Chan, gerente de exportação da empresa Jining Greenstream Fruit & Vegetables.
“A qualidade do alho deste ano é bastante boa e há um aumento no volume de produção, mas o volume de produção das culturas de 4,5 centímetros é menor do que no ano passado e, segundo os resultados de nossa pesquisa, a área de produção em 2016 era de 87.500 hectares, em 2017 passou para 2.32.400 hectares, o que significa que a área de produção cresceu cerca de 45.000 hectares “.
“Não houve nenhum tempo extremo, o volume de produção do alho de Henan, de Laiwu, de Jinxiang e de áreas circunvizinhas cresceu por volta de 1.2 milhão toneladas comparado a 2016. Este alho de Jinxiang, Laiwu, Pingyi e Pizhou se adequa ao mercado europeu e latino-americano, enquanto alho de Henan se adequa ao mercado do Oriente Médio e do Sudeste Asiático. Este ano, as normas para o alho será melhor do que em 2016. A proporção de 4,5 centímetros de alho será de 12,5%. O alho de 5,0 cm será de 27%, o alho de 5,5 cm 34% e o alho de 6,0 cm 26%.”
“Em 2017, a área nacional de produção de alho foi de 333.333 hectares. Em comparação com 284,650 hectares em 2016, isso é um aumento de 17%. O volume total de produção de 2017 é estimado em 39% superior ao de 2016. Estes últimos dados são do Relatório de Pesquisa da Agricultura da China”.
“A área de produção de alho branco não mudou em 2017. O volume de produção cresceu 20% em relação a 2016. O transporte do primeiro lote de alho de 4,5 cm e 5,0 cm será em torno de 5 de junho. O primeiro lote do alho de 5,5 cm será enviado em 8 de junho. O transporte do primeiro lote de alho de 6,0 cm será após 12 de junho e a pequena embalagem de alho deverá ser enviada também em 12 de junho “.
Fatores influentes no volume e preço do alho de exportação
Especulação doméstica:
O crescimento da área de produção e do volume em 2017 é claro. Isso cria uma oferta suficiente no mercado de alho. Isso significa que os especuladores domésticos estão se comportando racionalmente para o alho deste ano, o que diminui a especulação. Estima-se que o mercado de alho será gradualmente restaurado ao normal, e que o preço do alho continuará baixo.
Exigências do mercado interno chinês:
Na China, as demandas domésticas estão crescendo a cada ano. Devido a isso, o mercado interno pode aceitar um preço elevado para alho excelente. A demanda do mercado interno desempenha um papel estabilizador em relação ao preço. A expansão da demanda doméstica ao longo dos anos desempenha um papel ativo no mercado de alho deste ano. A procura de excelente alho continua a crescer ao longo dos anos, mas porque a oferta deste ano é muito grande, estima-se que isso não terá uma influência muito grande sobre o futuro do mercado de alho. Em resumo, o preço do alho provavelmente continuará baixo no futuro.