O governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, manifestou apoio à renovação da tarifa antidumping, em reunião com o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Rafael Jorge Corsino. A audiência, articulada pelo Deputado Federal Zé Mario Schreiner, ocorreu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO), e contou com a participação do secretário de agricultura do Estado, Antônio Carlos Neto.
“Sempre lutei pelas questões antidumping e com o alho não será diferente”, afirmou Caiado.
O presidente da ANAPA lembrou que o Estado goiano é o segundo maior produtor de alho do país. Ainda de acordo com ele, a alhicultura gera mais de 23 mil empregos diretos e indiretos no Estado.
“O setor conta com o seu apoio neste pleito de renovação do direito antidumping, por mais cinco anos”, enfatizou Corsino, ao ressaltar que Caiado sempre foi defensor da agricultura brasileira e dos produtores rurais.
ICMS
A questão do crédito outorgado também esteve na pauta do encontro. Rafael Corsino solicitou a redução da alíquota de ICMS. Segundo ele, a cobrança do ICMS do alho em Goiás está maior que o Estado vizinho de Minas Gerais. Corsino avalia que essa diferença reduz a competitividade dos produtores goianos.