News

Seminário de Alhicultura: Anapa reúne cerca de 180 participantes no primeiro evento do ano

09 de fevereiro de 2024

Está aberto oficialmente o calendário de eventos da cultura do alho de 2024! Com a presença de 180 pessoas, o III Seminário de Alhicultura de Goiás realizado, nesta quinta-feira (8/2), em Cristalina (GO), marcou o início do calendário de atividades programadas pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) para este ano com o intuito de levar conhecimento e capacitação aos produtores de todo o país. Além dos agricultores, o evento reuniu pesquisadores, estudantes, autoridades e representantes de empresas e proporcionou uma tarde de muita informação, debates e apresentação de resultados de pesquisas apoiadas pela associação.

“Gostaria de agradecer a todos que participaram desse momento. Tivemos muito aprendizado e discussões que vêm ajudar os produtores a resolverem os seus problemas no campo. Foi um debate técnico rico com pesquisadores da Embrapa Hortaliças, Instituto Federal Goiano e da Esalq, mas também uma apresentação sobre política e agronegócio com o ex-deputado Nilsson Leitão, que hoje está à frente do Instituto Pensaragro e coordenando todas as demandas do setor produtivo com o Congresso Nacional”, explicou o presidente da Anapa, Rafael Corsino.

Solenidade de abertura

Ao lado do presidente da Anapa, participaram da solenidade de abertura o chefe geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, o presidente do Instituto Pensar Agro ( IPA), Nilson Leitão, o vice-prefeito de Cristalina, Luiz Otávio Biazzoto Massa, o presidente do Sindicato Rural de Cristalina, Nilson Fogolin, e a coordenadora do curso superior de horticultura do Instituto Federal Goiano, Mírian de Almeida Marques.

Palestras

Após a cerimônia de abertura, teve início a palestra sobre as perspectivas do IPA e da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) com as pautas no Congresso Nacional, ministrada pelo presidente do IPA, Nilson Leitão. Em seguida , Rafael Corsino fez uma apresentação sobre o trabalho da Anapa, principalmente em relação à defesa comercial, abordando o mercado do alho no mundo, o direito antidumping e as ações executadas em outras área, como pesquisa e marketing.

As palestras técnicas trataram dos temas “Etiologia e Manejo da Raiz Rosada em Alho”, com o Dr. Valdir Lourenço, pesquisador da Embrapa Hortaliças, e “Perspectivas do uso de bioinsumos na agricultura”, ministrada pela professora Miriam de Almeida Marques, do Instituto Federal Goiano, campus Cristalina.

Por fim, a programação contou com a apresentação de resultados de três protocolos de pesquisa conduzidos pela Anapa, são eles:

Protocolo 1 – Utilização de Mutagêneses para Seleção de Variedades de Alho, coordenado pelo Prof. Fernando Piotto, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

Protocolo 2 – Produtividade do Alho em Função de Doses de K e da Fertilidade Inicial do Solo, apresentado pelo Dr. Ricardo Bezerra, do Instituto de Pesquisa Agrícola do Cerrado (IPACER).

Protocolo 3 – Mesa redonda – Inovações Tecnológicas no Manejo Biológico de Nematoides
• Sr. João Wandelci – Produtor
• Dr. Jadir Pinheiro – pesquisador da Embrapa Hortaliças
• Dr. Pedro Guedes – Ballagro