News

Rio Grande do Sul: Alho produzido no Estado surpreende pela qualidade

13 de dezembro de 2018

A colheita de alho da safra 2018/2019 no Estado do Rio Grande do Sul já chegou a 99% da área cultivada. O tempo seco dos últimos 15 dias acelerou o processo. A família Giachelin, que há 40 anos planta alho em Flores da Cunha e, atualmente, em Ipê, interior do Estado, comemora os resultados de produção, sobretudo, da variedade “São Valentim”.

“Sabemos que a expectativa do mercado não é boa, mas entendemos que o negócio é produzir. O produto tendo qualidade, é o que vale”, contou o produtor Lucas Giachelin, que cresceu vendo o pai cultivar alho e agora segue com os trabalhos na lavoura.

Segundo Giachelin, apesar das chuvas no início da safra, a produtividade deste ano foi boa para os produtores gaúchos. Ele espera que esta campanha seja melhor que a última. “Para os agricultores daqui, do Sul, o ano passado foi muito ruim. Pois além da falta de preço, também sofremos com a baixa produtividade”, lembrou.

A comercialização do alho gaúcho deve entrar no mercado brasileiro a partir de janeiro de 2019, com previsão para picos de oferta em fevereiro.

Fotos: Marco Antônio Lucini e Lucas Giachelin