News

Reunião em São Gotardo traça estratégias para a safra deste ano

31 de julho de 2017
produtores-de-alho-de-sao-gotardo

A convite da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), os produtores mineiros da cidade de São Gotardo (MG) se reuniram na última quarta-feira (26), no parque de exposição da cidade, para discutir pautas institucionais e definir estratégias de comercialização para a safra 2017. O encontro foi organizado pela Associação Mineira dos Produtores de Alho (AMIPA).

“De um modo geral, a oferta de alho aumentou este ano. E não estamos falando apenas do Brasil. Países como Argentina, Espanha e a China também registraram aumento na produção. Estamos atentos ao que pode acontecer no mercado, em função desta super safra”, explicou o presidente da ANAPA, Rafael Corsino.

Segundo Corsino, a produção nacional 2017/18 deve chegar a 14 milhões de caixas (10Kg), sendo, aproximadamente, 10 milhões de caixas de alho do cerrado, que compreende os Estados de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Bahia e outros 4 milhões de caixas ofertadas pelo sul do Brasil, pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O presidente lembrou que apesar do crescimento da safra brasileira, a China, de acordo com dados da ANAPA, teve um aumento de produção de 20% e o preço praticado (FOB) reduziu em 50%.

Para o presidente da ANAPA, o momento é de concentrar esforços para manter os mecanismos de defesa comercial, como a tarifa antidumping e a LETEC, com o recolhimento correto dos tributos. “Mais do que nunca a ANAPA está em estado de alerta contra as práticas desleais de mercado. Estamos vigilantes com os crimes de descaminho aduaneiro, triangulação e o subfaturamento”, disparou Rafael Corsino.