News

Presidente da ANAPA a frente da negociação junto a SEFAZ/GO em prol dos produtores de Alho do Estado de Goiás

21 de dezembro de 2015

Rafael Corsino – Presidente da ANAPA esteve reunido pela segunda vez esse mês na SEFAZ/GO (Secretaria de Fazenda do Estado de Goiás) para negociar e finalizar sobre o projeto que onerava os produtores de alho do Estado de Goiás em 3% de ICMS.

Esse projeto estava na SEFAZ/GO e foi direto para a Assembléia Legislativa sendo aprovado em 1ª e 2ª votação e por último já estava na Casa Civil para ser sancionada pelo Governador do  Estado de GO – Marconi Perillo.

No dia 09/12 ao saber dessa situação, Rafael Corsino mobilizou o sindicato dos produtores rurais, a Federação através do Sr Alecio, o Presidente da FAEG ( Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, Sr Jose Mario , o Vice Presidente da FAEG e também Vice Presidente da Aprosoja Bartolomeu Braz, o Deputado Federal GO Célio Silveira e os Deputados Estaduais GO Diego Sorgatto e Jean. A reunião aconteceu na Secretaria da Fazenda em Goiânia , com a secretária Ana Carla Abrão e equipe da SEFAZ e através de toda essa movimentação, e discussão sobre o assunto, e a argumentação do Rafael Corsino,  o Estado entendeu que precisava dar maior competitividade aos produtores de Goiás e aceitaram a proposta de baixar a oneração do produtor de 3% para 1,2% de ICMS . Outro fato importante é que esse projeto não será sancionado esse ano, e somente em Fevereiro de 2016 a SEFAZ vai dar entrada e portanto a cobrança será somente a partir do ano de 2017.

A ANAPA está sempre atenta a todo e qualquer movimento que venha a onerar a cadeia produtiva do alho tanto no Estado de Goiás quanto no Brasil. Essa foi mais uma grande ação liderada pelo Presidente Rafael Corsino.