News

Pit Stop em Santa Catarina aquece os motores para o 33º Encontro Nacional dos Produtores de Alho

05 de novembro de 2021

A caminho do 33º Encontro Nacional dos Produtores de Alho, a equipe executiva da ANAPA fez uma parada em terras catarinenses para visitar os produtores da região de Curitibanos e Frei Rogério. Acompanhados do presidente nacional, Rafael Jorge Corsino, e do presidente da Associação Catarinense de Produtores de Alho (ACAPA), Everson Tagliari, a turma também passou na Cooperativa Regional Agropecuária do Meio Oeste Catarinense (COPAR) para conversar com as lideranças. O momento foi especial por contar com a presença do Takashi Chonan, pioneiro do alho no Brasil.

Também participaram do encontro o presidente da COPAR, Silvio Novacoski; o Secretário de agricultura de Frei Rogério e presidente da Câmara Setorial do Alho de SC, Itamir Gasparini; o gerente administrativo da COPAR, Rodrigo Novacoski; e a engenheira agrônoma, Adriana Francisco.

“Precisamos apoiar o trabalho desenvolvido na região Sul. São muitas famílias que dependem, exclusivamente da cultura do alho para sobreviver. Nosso papel, enquanto associação, é de lutar pelo interesse dos produtores, garantindo competitividade a toda cadeia e um produto de qualidade para o consumidor”, disse Corsino, ao ser categórico em apoiar os produtores de alho da região

Para Tagliari, esse momento foi muito importante para reforçar o compromisso entre as associações, a Copar e todos os alhicultores locais. “Essa união mantem a produção do alho ativa no Brasil, mesmo em momentos como o atual que os custos de produção estão altos em função do contexto de pandemia”, observou.

A ANAPA também reforçou o compromisso com a pesquisa. O diretor executivo, Ronaldo Troncha, aproveitou a oportunidade para se reunir com os acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Ciências Rurais em Curitibanos. Estiveram presentes no encontro os professores Cristian Soldi, Glória Botelho, Leocir Welter e Naiara Guerra.

Os pesquisadores apresentaram as linhas de pesquisas em desenvolvimento e reforçaram a necessidade de apoio para outros temas que poderiam auxiliar a produção nacional de alho.

“A ANAPA trabalha para promover o fortalecimento da cadeia produtiva e o desenvolvimento da cultura do alho em todo o Brasil. Conhecer de perto cada necessidade é, fundamental, para buscar soluções assertivas que impactem, positivamente, a vida de cada alhicultor em nosso país”, destacou Troncha.