News

O preço do alho chinês se mantém alto e não mostra sinais de redução

16 de julho de 2021

O volume de exportação do alho diminuiu 1,83% no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado como consequência da valorização do yuan, segundo dados relevantes. A China exportou cerca de 510.000-610.000 toneladas de alho entre janeiro e abril deste ano, enquanto no ano passado, no mesmo período, o volume atingiu 520.000-570.000 toneladas. Os dados a partir de maio não são conhecidos, mas as previsões não são boas.

O motivo principal dessa queda da exportação de alho no primeiro trimestre se deve ao aumento do preço. Atualmente, o alho misto comum custa de 4,6 a 5 yuans (US$ 0.71-0.77) por quilo, enquanto em junho do ano passado o mesmo alho custava em torno de 2-2,2 yuans (US$ 0.31-0.34). Isso supõe um incremento de 128,57%. O preço alto exerce pressão no alho de exportação chinês.

“A valorização do yuan afeta a exportação do alho chinês, mas nossas análises mostram que a repercussão é relativamente pequena. O yuan continua subindo, mas com muito mais lentidão que em abril e maio. O ponto alto da exportação do alho chinês começou oficialmente no início de junho, mas com um volume muito inferior ao do ano passado, pois o preço do transporte é extremamente elevado.

No fim, o incremento do preço do alho de exportação não pode compensar a redução do volume exportado. Por esse motivo, o valor total da exportação diminuiu em comparação com o ano passado” explica Annie Chen, gerente de vendas em Jining Fenduni Foodstuff Co., Ltd.

O custo da plantação de alho cresceu enormemente em 2021. Isso inclui o
arrendamento da terra, os produtos químicos agrícolas, os fertilizantes e a mão de obra. Por isso, o preço do alho chinês subiu este ano. As empresas exportadoras enfrentam o aumento do custo da matéria-prima, o encarecimento do envio e a valorização do yuan. Além disso, a pandemia da COVID-19 continua colocando obstáculos a distribuição mundial e a escassez de contêineres de envio aumenta o preço do transporte a novos máximos.

As empresas exportadoras veem suas margens de lucro diminuindo a cada dia. “Muitos países de todo o mundo reduziram, significativamente, a propagação da COVID-19. Alguns países estão flexibilizando as medidas de isolamento social até certo ponto, em especial na Europa. Isso abre espaço para a demanda de mercado. Inicialmente, o preço de mercado do alho era exorbitante e os clientes não conseguiam lidar com esta situação, mas depois de um tempo de ajustes no mercado, os clientes se adaptaram ao novo preço. Por isso o volume de exportação está começando a crescer lentamente agora”, acrescenta Annie Chen.


Jining Fenduni Foodstuff Co., Ltd. Atualmente exporta alho para toda a África, Oriente Médio e Europa. A empresa exporta alho branco, especialmente o pequeno, além de alho roxo principalmente de tamanho grande.

Fonte: El precio del ajo chino se mantiene alto y no muestra señales de bajar