News

Na primeira reunião do ano, Câmara de Hortaliças debate sobre os desafios e soluções para o setor de hortaliças

14 de março de 2024

Na 73ª sessão ordinária, foram discutidos diversos temas relevantes para os produtores de diferentes culturas do setor

Nesta quarta-feira (13), aconteceu a 73ª sessão ordinária da Câmara de Hortaliças do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), presidida por Rafael Corsino que também é o presidente da Associação Nacional de Produtores de Alho (ANAPA), e está seu segundo mandato à frente da pasta no MAPA. Na reunião híbrida, estiveram presentes cerca de 30 pessoas, incluindo representantes de entidades e produtores do setor.

A mesa foi composta pelo presidente da Câmara Setorial e representante da ANAPA, Rafael Corsino; Consultor Jurídico e de assuntos governamentais da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Felipe Moreira; Diretor Executivo do Ibrahort, Manoel Oliveira; Coordenador-Geral de Seguro Rural do MAPA, Diego Melo; diretor técnico da Irrigo, Renato Caetano; e Diretor de mercado da ISLA Sementes, Eduardo Puricelli.

Algumas mudanças foram apresentadas com a indicação dos novos integrantes da Câmara Setorial de Hortaliças. Representando a Associação Nacional de Produtores de Alho (ANAPA), Rafael Corsino como presidente da associação e da pasta, e Tharlys Marques como seu titular. Para representar a Associação Nacional de Produtores de Cebola (ANACE), foi indicada como titular Samara Carvalho de Lima, e como suplente, Camila Braga Cabral que irão compor o corpo da pasta.

Umas das pautas relevantes levantadas na reunião foi o impacto das questões climáticas nos produtores. Na região sul, as chuvas intensas causaram dificuldades para os produtores de hortaliças, resultando na perda de suas produções. Já no centro do país, o calor intenso levou à perda das produções dos produtores devido ao excesso de calor.

Segundo o presidente da ANAPA, as mudanças climáticas tem afetado diretamente tanto os produtores quanto os consumidores, que encontram produtos mais caros nos mercados. ‘Infelizmente, não podemos controlar o clima, mas reuniões como esta nos permitem encontrar soluções adequadas para ajudar a todos’, completou Corsino.