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Jornada do alho brasileiro: nutricionistas visitam fazenda de produção de alho no DF

23 de agosto de 2023

O evento faz parte da campanha “Alho brasileiro – o melhor alho do mundo”, coordenada pela Anapa para conscientizar a população sobre os benefícios do produto nacional.

A Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) realizará, nos dias 24 e 25 de agosto, a 1ª edição da Jornada do Alho Brasileiro, evento que busca aproximar a cadeia produtiva de outros segmentos da sociedade. Nesta primeira experiência, um grupo de 20 nutricionistas de Brasília, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro terá a oportunidade de conhecer a produção da hortaliça, desde a lavoura até o galpão de beneficiamento, onde o alimento fica pronto para distribuição aos consumidores.

A programação começará em Brasília, com as boas-vidas do presidente da Anapa, Rafael Corsino, e uma apresentação geral sobre o setor, na quinta-feira (24). No dia seguinte, sexta-feira (25), os participantes seguirão, pela manhã, para a Agrícola Wehrmann, localizada no PAD-DF, para conhecer na prática de onde vem o alho brasileiro, além de assistirem a palestras sobre o processo produtivo, sustentabilidade e ações sociais da empresa. A atividade será encerrada com um almoço na vinícola Ercoara.

O evento faz parte da campanha “Alho brasileiro – o melhor alho do mundo”, coordenada também pela Anapa para conscientizar a população sobre os benefícios do produto nacional, incentivando seu consumo e a escolha consciente dos consumidores a partir da diferenciação entre o alho brasileiro e o importado. “O nosso produto tem qualidade superior em relação a qualquer outro que vem de fora. Mas ainda temos o desafio de explicar para a população em geral as características e os benefícios do alho nacional, ou seja, levar essa informação a quem está na gôndola dos supermercados, fazendo compras. Por isso, precisamos unir forças com outros setores formadores de opinião e que dialogam com os consumidores”, explicou o presidente da Anapa, Rafael Corsino.  

A estratégia da associação é informar esse grupo de nutricionistas para que se tornem multiplicadores de conhecimento. “A nossa mensagem é simples: produzimos um alimento de qualidade, seguro, com rastreabilidade, sustentável, dentro dos parâmetros da legislação brasileira e até com certificações internacionais. Quando um consumidor escolhe um produto nacional, gera também um impacto social e econômico no país”, completou Corsino.

Alho brasileiro, como diferenciar o produto

O alho roxo do Brasil tem uma concentração maior de ALICINA, substância responsável por suas propriedades funcionais, sabor, cheiro e maior poder medicinal. Também é rico em zinco e selênio, minerais que fortalecem o organismo.

A cor roxa, os dentes maiores, a textura macia, o aroma intenso e o rendimento superior são as principais características que tornam o produto brasileiro diferente de seus concorrentes, que geralmente têm a cor da túnica e do dente marrom ou branca. Além de mais saudável e saboroso, o alho brasileiro significa ainda economia para o consumidor, pois apenas uma cabeça de alho roxo equivale a cinco do alho branco comum.

Produção nacional

O Brasil tem a capacidade de produzir alho o ano inteiro graças às diferenças climáticas das regiões. Neste momento, os produtores do cerrado seguem focados na colheita da safra 2023, enquanto os da região sul finalizaram o plantio. De acordo com a estimativa da Anapa, a área de produção será de 16 mil hectares este ano, com a oferta total de 20 milhões de caixas de 10kg. Os produtores brasileiros atendem, em média, 60% da demanda interna. O restante é abastecido pelas importações, especialmente da Argentina e China.