News

Curso de Classificação atende produtores das regiões de Goiás e Minas Gerais

29 de novembro de 2022

Para contribuir com a formação dos profissionais responsáveis por classificar os produtos vegetais nas propriedades, a Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) organizou a realização do Curso de Capacitação e Qualificação de Classificadores de Alho, Batata e Cebola nos estados de Goiás e Minas Gerais.

A turma de Cristalina (GO) atendeu cerca de 20 pessoas, entre os dias 21 e 26 de novembro, na Agrícola Wehrmann. Já em São Gotardo (MG), a formação, que será apenas de alho e batata, ocorrerá no período de 5 a 8 de dezembro na 4F Agronegócio e deverá atender 12 participantes. O curso é ministrado pela ITR Treinamento Ltda, certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O objetivo da formação é habilitar os técnicos para dar atendimento a Lei nº. 9.972, de 25 de maio de 2000, e o Decreto nº. 6.268, de 22 de novembro de 2007, que definiram as normas sobre a classificação de produtos comercializados no mercado interno, importados e exportados.

A proposta é levar conhecimentos referentes a acondicionamento, tipos de embalagens, armazenamento, coleta e todos os métodos, técnicas e procedimentos definidos como padrão oficial de classificação de modo que ao término do curso os participantes sejam capazes de:

▪ Conhecer toda legislação que rege a classificação do produto vegetal;

▪ Dominar o processo de amostragem, assim como a confecção, conservação e arquivar as amostras;

▪ Classificar o produto;

▪ Preencher e assinar Laudo de Classificação;

▪ Preencher e assinar Documento de Classificação.

A capacitação é presencial e destinada a engenheiros agrônomos, agrícolas e de alimentos, com apresentação do CREA ou outro Conselho Federal Profissional. Também podem fazer os técnicos agrícola, em agricultura, em agropecuária, em alimentos e em agroindústria, com apresentação do CFTA ou outro Conselho Federal Profissional. Os participantes tiveram que fazer ainda uma formação por EAD na plataforma ENAGRO, antes dessa etapa presencial.