News

Conheça 10 alimentos que podem aumentar a imunidade no inverno

17 de julho de 2017

Com a chegada do inverno, a preocupação com a saúde aumenta. Nesse período é comum o aparecimento de doenças, como resfriados, gripes, pneumonias, laringite e outras. Por conta disso, o corpo precisa de um reforço para evitar e combater essas doenças. Quem tem um papel importante na manutenção da imunidade é a alimentação. A nutricionista Bianca Cangini destacou alguns alimentos que auxiliam no sistema imunológico e que ajudam a evitar alguns desses males que acompanham a estação mais fria do ano. Mas antes de citá-los ela fez um alerta.

“Alguns alimentos são inflamatórios e podem dificultar o sistema imunológico, como leite e derivados, álcool, produtos industrializados e açúcar. Em uma pessoa já doente eles deixam a recuperação mais lenta”, explicou.

De acordo com Bianca, alimentos como alho, cebola, gengibre, castanha do pará, iogurte, vegetais verdes escuros, as frutas cítricas e outros podem contribuir para uma imunidade mais forte.

“O alho, por exemplo, é rico em selênio e zinco, e pode ajudar na prevenção de gripes e resfriados. A cebola também atua contra essas doenças respiratórias. A castanha do pará também possui selênio, é antioxidante e combate os radicais livres”, apontou a nutricionista.

Além desses alimentos, outro que também auxilia no sistema imunológico é o iogurte natural, mesmo sendo derivado do leite. Ele é rico em proteínas que ajudam a manter o sistema imune sempre em boas condições. “Ele possui probióticos que regulam a flora intestinal e também reforçam as defesas do corpo. Com o intestino funcionando bem, o corpo também funciona”, destacou.

vegetais-verdes

A nutricionista também explicou que a preocupação com a alimentação não deve aparecer apenas nos períodos frios do ano. “O corpo precisa de uma alimentação adequada sempre, pois é uma forma de prevenção. Se alimentos como esse forem inseridos sempre, o sistema imunológico ficará mais forte. Mas se alguma doença aparecer, é necessário procurar um médio. Esses alimentos auxiliam, mas não atuam como medicamentos”, orientou.

Confira 10 alimentos que aumentam a imunidade:

1. Castanha do Pará: elas, também são conhecidas como castanha do Brasil, são ricas em selênio, oligomineral importante para reparo e manutenção do sistema imune, e podem ser consumidas até duas sementes por dia.

2. Iogurte natural: é rico em proteínas que ajudam no sistema imune, têm probióticos que regulam a flora intestinal e reforçam as defesas do corpo. Pode ser consumido diariamente.

3. Alho: ele é rico em selênio e zinco, e é muito bom para combater doenças como infecções respiratórias, a exemplo de gripes e resfriados. Ele pode ser usado no preparo dos alimentos diariamente.

4. Gengibre: ele possui propriedades anti-inflamatórias que contribuem para secar e limpar o muco, diminuindo a proliferação de vírus e bactérias. Além disso, previne doenças do coração, porque diminuem a formação de coágulos sanguíneos e é usado para a diminuição dos enjôos no tratamento com quimioterapia.

5. Vegetais verdes escuros: alimentos como couve, brócolis, rúcula e outras plantas dessa cor são ricas em ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12. Esses nutrientes agem na maturação do sistema imune e ajudam a combater infecções. Eles podem ser incluídos crus em saladas.

citricos

6. Frutas cítricas: elas são conhecidas por conter vitamina C, essencial para a manutenção das células do sistema imune. Alguns exemplos de frutas são a laranja, o limão, a acerola, a mexerica, e outros. Podem ser ingeridos também como sucos.

7. Cebola: ela possui substâncias antibacteriana e, assim como o alho, é rica em selênio e zinco, e é muito boa no combate de doenças como infecções respiratórias, a exemplo de gripes e resfriados. Ele pode ser usado no preparo dos alimentos diariamente.

8. Tomate: é rico em licopeno ou vitamina E, que retira os radicais livres do corpo, protegendo as células e evitando doenças cardiovasculares.

9. Peixes e frutos do mar: eles são ricos em zinco, além de serem excelente fonte de proteínas e ômega 3.

10. Água: fundamental para qualquer pessoa, ela também reforça a imunidade, pois lubrifica o trato respiratório, ela elimina toxinas e hidrata o corpo.

Fonte: Folha Vitória