News

China registra diminuição da área plantada com alho

21 de janeiro de 2019

O site espanhol FreshPlaza reproduziu, nesta segunda-feira (21), reportagem sobre as especulações do mercado de alho em 2019. De acordo com a publicação, há rumores de que é possível que o preço do produto melhore este ano, já que a área total destinada à plantação de alho na China (país que dita os preços do alho no mundo) foi reduzida no ano passado. Veja:

O preço do alho atingiu um novo recorde no ano passado. Houve um claro aumento de preços em agosto, mas, por outro lado, a tendência geral estava longe do ideal. Mesmo assim, há rumores de que é possível que o preço suba este ano, já que a área total destinada à plantação de alho foi reduzida no ano passado.

Existem várias razões para o declínio

O cultivo de alho é um trabalho árduo que requer muito tempo e energia. Há muitos produtores que estão ficando velhos demais para esse trabalho e não há jovens suficientes no setor para substituí-los.

Os agricultores que trabalham em sua própria terra têm que investir somas relativamente grandes de dinheiro para o cultivo de alho. Eles frequentemente hipotecam suas terras antes de começarem o plantio. Quando o preço flutua, eles correm o risco de não conseguir enfrentar os pagamentos. Portanto, fazendas maiores optam por culturas com preços mais estáveis. Esta é outra razão pela qual a área dedicada ao alho foi reduzida no ano passado.

O preço do alho foi extremamente instável em 2018. A tendência geral era baixa e, em algumas áreas, o alho não podia ser vendido, de modo que muito produto apodreceu. No entanto, os dados mostram que ainda há muito alho armazenado. A área dedicada ao plantio de alho não parou de cair em 2018, o que significa que em 2019 a oferta será menor e, portanto, o preço deverá subir.

Os locais de produção onde a área de plantio de alho caiu não são as maiores e não são as que mais influenciam o volume total de produção. Há quem afirme que o volume de produção só diminuirá significativamente se a superfície for reduzida em toda a China. Só então o preço aumentará em 2019.