News

China: Futuro das exportações de alho é incerto

22 de março de 2018

“De 2015 a 2016, o auge da exportação de alho chinesa estimulou os produtores locais a expandir sua produção e proporcionou oportunidades de negócios para os agricultores estrangeiros. Alguns agricultores que cultivavam outros vegetais passaram a plantar alho. De 2017 até agora, a situação do mercado de exportação de alho é terrível, o que acarreta riscos potenciais”, disse um exportador de alho chinês em uma entrevista a rede Global de Frutas e Hortaliças.

O exportador lembrou que agora começa uma nova safra de alho e destacou os baixos preços de exportação do alho chinês. “As exportações este ano estão significativamente menores do que no ano passado”, afirmou.

“No momento, temos a maior produção de alho e galpões completos. Com isso, somado ainda a políticas de proteção comercial de alguns países, creio que o preço de exportação do alho continuará a cair”, estimou, ao completar que “as perspectivas para os próximos dois anos não são otimistas, nossos produtores de alho devem reduzir a área de plantio e baixar os preços, caso contrário a situação será um desastre.”

“Ao longo dos anos, o alho da China foi exportado para países em todo o mundo, o volume de exportação para o mercado do Sudeste Asiático é o maior, e o volume de exportação para o mercado europeu é o menor. O alho é exportado principalmente através do porto de Qingdao. Os principais importadores são a América Central e do Sul e o Sudeste Asiático”, finalizou.

Fonte: FreshPlaza