News

Brasil, de importador a produtor de alho

02 de fevereiro de 2022

O Brasil, que no passado foi um grande importador de alho – principalmente da Espanha, China e Argentina – tornou-se um país produtor graças aos incentivos em pesquisas e fortalecimento da produção nacional.

A situação do mercado internacional do alho é fortemente influenciada por diversos fatores, entre eles os altos preços no cultivo e os valores de transportes superiores ao custo de produção

Segundo matéria publicada no site espanhol freshplaza.es, o alho brasileiro tem conquistado o seu espaço em seu solo nacional, analistas do setor afirmam na reportagem que a autossuficiência do alho no Brasil está cada vez mais próxima.

Com a baixa importação do alho no Brasil, países como Espanha e China ainda têm grandes quantidades do produto armazenado em câmaras frigoríficas, de modo que, dificilmente, esta hortaliça possa ser comercializado antes da nova safra comece nestes países.

Para os especialistas, outro fator que freia a importação do alho chinês, são as taxas de embarque, que chegaram a um patamar muito alto, considerando que o custo do transporte é quase superior ao valor do próprio alho transportado para os portos.


Leia a matéria em espanhol no site freshplaza.es
https://www.freshplaza.es/article/9391679/brasil-de-gran-importador-a-productor-de-ajo/