News

ANAPA promove alinhamento estratégico com produtores de MG e GO

24 de março de 2017
reuniao_produtores

A Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA) afinou as estratégias institucionais para 2017, com os produtores de alho da Associação Mineira (AMIPA) e da Associação Goiana (AGOPA), em reuniões que ocorreram neste mês.

“A ANAPA, anualmente, promove esses encontros técnicos e internos, no começo do ano, com os produtores. São reuniões sempre muito proveitosas, pois alinhamos as expectativas, inclusive de mercado, e trocamos informações sobre o setor”, revelou o presidente nacional, Rafael Jorge Corsino.

reuniao_sg

O primeiro encontro foi realizado no início de março, em São Gotardo (MG), e outro, aconteceu na manhã desta última quinta-feira (23), no auditório da Ceasa, em Brasília. Em ambas, o presidente da ANAPA detalhou o andamento de projetos que estão sendo tocados de forma prioritária e urgente pela associação nacional. Entre eles, está a avaliação de escopo, ação que pretende por um fim nas liminares judiciais que isentam algumas empresas importadoras do pagamento da tarifa antidumping.

reuniao_brasilia

Corsino também prestou contas de todos os gastos mensais e anuais da ANAPA e alertou os produtores para as expectativas do mercado para este ano. Segundo ele, pode ocorrer uma super safra de alho, já que a China e Espanha, grandes importadoras do produto para o Brasil, aumentaram a área plantada em 20% e 5%, respectivamente. “O cenário só vai se concretizar, de fato, no período da colheita. Até lá, os produtores nacionais devem investir na qualidade do alho e na produtividade, essa é a nossa grande arma para competir com o alho importado”, recomendou.

As próximas reuniões técnicas estão previstas para ocorrer no sul do país, nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.