News

Anapa participa de Encontro Nacional do Agro em Brasília

12 de agosto de 2022

O Encontro Nacional do Agro, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com as federações estaduais, sindicatos e associações do setor, reuniu 3,5 mil lideranças rurais de todo o país, nesta quarta-feira (10), em Brasília. A Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA) também esteve presente no evento, que contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, e de diversas autoridades, como o ministro da Agricultura, Marcos Montes, a deputada federal Tereza Cristina, e o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sergio Souza. 

O diretor-executivo da ANAPA, Ronaldo Troncha, representou o presidente Rafael Corsino e os associados. “Tivemos debates importantes e que repercutem, de maneira geral, em todo o agronegócio brasileiro. Foi um momento de falar sobre os desafios do setor, principalmente, em um ano de eleições”, avaliou Troncha.

No encontro, os participantes debaterem os cenários econômico e político do país, além da agenda legislativa. A programação incluiu ainda a apresentação dos principais pontos do documento: “O que esperamos dos próximos governantes”, com as contribuições da agropecuária aos candidatos à Presidência da República e aos parlamentares nas eleições de 2022.  

Ao abrir o encontro, o presidente da CNA, João Martins, destacou que, pela primeira vez na história, a confederação conseguiu fazer um evento com representantes do agro de todo o país, reunindo produtores, federações e sindicatos rurais de “Roraima ao Rio Grande do Sul”. Segundo ele, o mundo inteiro vive a expectativa de o Brasil ser o primeiro e o mais seguro celeiro do mundo e que é necessário o país assumir seu protagonismo global.

“O Brasil não pode mais ficar à revelia e tem que se posicionar como líder do mundo. Temos consciência do nosso papel, mas podemos fazer muito mais pelo país, além de produzir”, afirmou. Ainda de acordo com João Martins, é preciso “coragem e determinação para eleger um Congresso responsável e comprometido e um presidente que dê continuidade ao que estamos vendo hoje”, acrescentou.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, discursou por uma hora e enumerou as ações de seu governo nesses três anos e meio de sua gestão, incluindo iniciativas em favor do agro. Ele também frisou que a agricultura familiar e o agronegócio “são uma só família” e lembrou, ainda, que os produtores não pararam na pandemia e que 1 bilhão de pessoas no mundo dependem da produção brasileira.

Já o ministro da Agricultura, Marcos Montes, avaliou o Encontro Nacional do Agro como um fato marcante diante da necessidade de mudar os rumos do país e entrar “na estrada da esperança e do progresso”. “Precisamos continuar produzindo para o mundo não passar fome. A sociedade está entendendo que somos um país não só do presente, mas do futuro”.

*Com informações da CNA