News

ANAPA contribui com doação de sementes para ações de pesquisa no Rio Grande do Norte

21 de março de 2022

Buscando beneficiar e desenvolver a agricultura familiar na região serrana do Rio Grande do Norte, a Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA) fez doação de sementes de alho para o projeto de pesquisa “Desenvolvimento da cultura do alho e produção de alho-semente livre de vírus”.

O trabalho de pesquisa e transferência de tecnologia está sendo desenvolvido desde o ano passado e prosseguirá até 2023 sob a coordenação do professor Leilson Grangeiro. A inciativa é do Grupo S.G Agro e conta com a parceria da ANAPA e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em conjunto com Embrapa Hortaliças.

O projeto com alho vai além do acompanhamento técnico em campo, uma vez que vários estudos serão desenvolvidos nos próximos três anos, como: análise de solos, manejos, irrigação, plantio de novas variedades, testes com novos implementos, análise de colheita e pós-colheita, entre outros experimentos que influenciam na produção da cultura.

Segundo a administradora da S.G Agro, Daiana Carvalho, a cultura trouxe a perspectiva para o desenvolvimento da cadeia produtiva da região, possibilitando a produção de alho de qualidade e proporcionando incentivos para pequenos agricultores familiares do município de São Miguel, na Região do Alto Oeste Potiguar.

Daiana frisa que o objetivo da pesquisa é levar o alho para agricultura familiar. “Queremos criar mais uma alternativa de renda na região serrana do Rio Grande do Norte uma vez que já foi comprovada a viabilidade para a produção”, afirmou. Como um exemplo que deu certo, a administradora cita o Estado do Piauí que possui atualmente 22 municípios produzindo alho de boa qualidade.

A ANAPA, através de seu Conselho de Pesquisa (CPA), vem buscando parcerias em estudos e pesquisas nas mais diversas regiões, buscando o maior desenvolvimento da cadeia produtiva e a qualidade do alho produzido no Brasil. Hoje, a Associação conta com mais de trinta pré-projetos que estão sendo analisados pelo conselho.