News

Proposta para resolver a fila de Minor crops

18 de junho de 2015

A ANAPA se reuniu no dia 17/06 com representantes da CNA, Ibrahort, Aphortesp, Abrafrutas e a Comissão Nacional de Fruticultura para discutir e atualizar sobre as informações referente a legalização Minor Crops.

Segundo Tom Prado que é o Presidente da Comissão de Fruticultura, e é a pessoa que está bastante envolvida nesse assunto, a notícia mais atual e positiva para o problema em questão é que ocorreu uma reunião no dia 02/06/2015 no Ministério da Agricultura – MAPA com  Décio, Girabis, e Tom Prado e ficou acertado que trabalhariam em conjunto, com o apoio da Procuradoria Geral da República, via GAP – Grupo de Apoio ao Protocolo entre o MAPA e a PGR.

Ficou definido que a prioridade número 1 do GAP será legalizar a atividade das minor crops no Brasil e que poderia iniciar as reuniões de trabalho do GAP, inclusive com maior abertura das informações com o setor produtivo, para poder ajudar a acelerar o processo.

Foi acertado que nas reuniões do GAP, poderia ter a participação de Tom Prado, (cronograma a definir), e que mensalmente, no mínimo, tivessem uma reunião de um expediente, com o Girabis e sua equipe, para tratar somente de minor crops e dos encaminhamentos.

Todo esse processo contará com o apoio do Deputado Valdir Colatto que criará um grupo de trabalho interno para encontrar uma solução jurídica com o apoio da PGR, que será de suma importância.

Por outro lado a CNA está investindo em comunicação e divulgará através de ações na mídia nacional o assunto para reverter a idéia de que o alimento tem níveis de agrotóxicos prejudiciais a saúde.