News

Prefeito de Frei Rogério-SC vem a Brasília e solicita apoio da ANAPA

10 de novembro de 2015

O Prefeito de Frei Rogério-SC  Osny Batista, o Secretário de Administração Helio Oki e Silvio Novacoski – Presidente da Cooperativa Agropecuária do Meio Oeste Catarinense estiveram em Brasília no dia 05/11 e se reuniram com o Deputado Federal SC Valdir Colatto e a Rafael Corsino – Presidente da ANAPA solicitando apoio para que intercedessem junto aos órgãos federais em prol do município de Frei Rogério-SC.

Em razão do estado de emergência decretado nesse município, devido ao excesso de chuvas ocorridas nos meses de setembro e outubro desse ano que vem castigando sobremaneira a comunidade, que sendo essencialmente agrícola, teve grande parte da sua produção comprometida. Os agricultores não possuem condições de pagar os compromissos assumidos, em decorrência da perda da produção de alho, que alavanca a economia local.

Além disso, o excesso de chuvas do período, veio a danificar as estradas vicinais do município, prejudicando o escoamento da produção.

A reunião ocorreu no gabinete do Deputado Federal SC Valdir Colatto que se comprometeu a ajudar os agricultores bem como solicitar que sejam liberados recursos e a liberação de seguro aos atingidos. Rafael Corsino lembrou que a agricultura tem esses intempéries e apresentou solidariedade e comprometimento com a situação vivenciada pelos produtores rurais do Município de Frei Rogério, em virtude da alta incidência de chuvas que causou prejuízo (e continua a causar) a toda região.

Foi elaborado uma Moção de Apoio, registrando  que a ANAPA não medirá esforços para atuar, conforme sua competência, em benefício dos produtores de alho da região sul do país, principalmente no sentido de ser um canal eficaz junto aos órgãos estaduais e federais.

A ANAPA recebeu também um documento elaborado pela EPAGRI-SC com a estimativa de perdas para a cultura do alho em razão do clima.