News

“O alho roxo brasileiro não é o vilão da inflação”, dispara presidente da ANAPA

15 de abril de 2016

O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Rafael Jorge Corsino, rompeu, em vídeo, com os mitos ditos pela impressa de que o alho é o atual vilão da inflação. De acordo com as últimas reportagens, o dólar e as medidas protetivas, como o direito antidumping, estariam provocando a alta do produto nos supermercados.

“Sabemos que isso não é verdade”, declarou Rafael Corsino.

De acordo com o presidente da ANAPA, o atual preço do alho se justifica pela lei da oferta e da procura, pois houve quebra de produção nos principais países produtores, como: Estados Unidos, Espanha, México, Argentina, Brasil e China.

Leia, abaixo, a fala do presidente:

Olá amigos,
Venho aqui falar não só em nome da ANAPA, mas em nome de mais de 80 mil pessoas que trabalham na cadeia produtiva do alho. Somos mais de 5 mil famílias produzindo alho em todo o Brasil. E outros mil pequenos e médios produtores, gerando emprego e renda.

Como já conversamos aqui, a elevação no preço do alho, tem sido notícia nos últimos meses. As reportagens que saem na mídia apontam que o dólar e as medidas protetivas, conquistadas pela classe produtora, são os fatores desse aumento. Sabemos que isso não é verdade!

A alta do preço se justifica pela lei da oferta e da procura. Houve quebra na produção dos principais países produtores como: Estados Unidos, Espanha, México, Argentina, Brasil além é claro da China, que é o maior produtor e exportador de alho no mundo.

Para que vocês entendam melhor, o preço do alho, por exemplo, é fixado em dólar. Entre janeiro e março de 2015 o preço médio do alho chinês, ficou em US$ 10,95 caixa/10kg. No mesmo período de 2016, o preço médio subiu 63%, chegando a US$ 17,32 caixa/10kg.

O dólar teve um aumento de mais de 30%, comparando janeiro de 2015 a janeiro de 2016! Sem a alta do preço do alho no mercado internacional, certamente não teríamos este reflexo nas gôndolas do supermercado.

A medida de defesa comercial, apontada pelas reportagens, não pode ser considerada o fator primordial do aumento do preço do alho. Sem o direito antidumping, seria impossível competir com o alho chinês.

O direito antidumping serve justamente para equilibrar esta relação, impedindo uma competição desleal, para que o produtor nacional consiga produzir, em solo brasileiro.

O consumidor tem o direito de saber que a alta do alho não se deve as medidas de proteção, como também tem o direito de saber que o alho nacional é superior ao alho importado, em todos os quesitos. O alho roxo brasileiro não é o vilão da inflação!

Assista ao vídeo aqui.