Tecnologias da Embrapa impulsionam crescimento da produção de alho no Brasil
A Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA) se reuniu, na última quarta-feira (25), com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Hortaliças (Embrapa) e do o Ministério da Agricultura, para o desenvolvimento de ações para o setor, em especial para a agricultura familiar.
Estiveram presentes no encontro o presidente da ANAPA, Rafael Jorge Corsino, e o Diretor Executivo, Ronaldo Troncha; o pesquisador Franscisco Resende; a analista do setor de transferência de tecnologias, Lenita Lima Haber; e com o supervisor do setor de transferência de tecnologias da Embrapa Hortaliças, Italo Ludke.
A reunião técnica teve como principal objetivo discutir novas alternativas para estimular o plantio de alho livre de vírus, especialmente no Espírito Santo e Paraná, com o foco na agricultura familiar, predominante nessas regiões produtoras.
Na visão do presidente da ANAPA, os investimentos em tecnologia e inovação foram fundamentais para o crescimento da cadeia produtiva do alho nos últimos anos, onde a Embrapa e o Ministério da Agricultura têm ocupado um papel relevante.
“Sabemos o quanto a Embrapa vem colaborando com esses avanços, assim como o potencial que existe para uma adoção ainda maior de tecnologias, como a produção de alho semente livre de vírus, por exemplo”, observou Corsino.
Com a validação da tecnologia do alho semente livre de vírus, outras frentes de atuação vêm sendo trabalhadas. Um dos exemplos dessas novas linhas de trabalho diz respeito à limpeza viral e disponibilização de cultivares livres de vírus para as diferentes regiões produtoras e segmentos da cadeia produtiva