News

ANAPA busca soluções para coibir a entrada desleal de alho importado

13 de outubro de 2017

O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Rafael Jorge Corsino, solicitou apoio do Senador Dário Berger (PMDB/SC), na busca de medidas e soluções que possam combater os crimes de subfaturamento e triangulações aduaneiras praticados nas importações de alhos oriundos da China.

 “Chegou ao conhecimento da diretoria jurídica da ANAPA de que algumas empresas importadoras estão desembaraçando alho nos portos brasileiros sem as especificações legais que precisam conter na caixa de alho”, adiantou o presidente nacional.

Ainda segundo Corsino, é necessário fazer cumprir a última revisão de escopo da medida antidumping (resolução nº 47) que esclarece que qualquer alho fresco ou refrigerado vindo da China tem de pagar a tarifa antidumping, que hoje está calculada em US$ 7,80. “A China pratica uma concorrência desleal que prejudica muito os produtores brasileiros e impede o avanço da produção do alho nacional”, ressaltou.

O Senador Dário Berger sugeriu agendar uma reunião com o Secretário da Receita Federal, Jorge Antônio Rachid, para discutir quais medidas de fiscalização podem ser aplicadas nos portos do país, com o objetivo de impedir que as importações chinesas prejudiquem os produtores brasileiros.