News

15 usos saudáveis do alho

07 de abril de 2017

O alho é um alimento muito popular em todo o mundo, conhecido cientificamente como Allium sativum, da família da cebola e do alho-poró.

Desde a antiguidade esta especiaria tem feito parte da cozinha mediterrânea não só por seu particular sabor, mas também porque desde então atribuíam ao alho muitos usos medicinais tanto em prevenção como no tratamento de doenças.

Hoje em dia, o uso do alho é imprescindível em muitas receitas da gastronomia mundial e seu cultivo se espalhou para quase todos os cantos do planeta.

No entanto, além de ser um alimento que fornece sabor e aroma, ele se converteu em um ingrediente aliado da saúde, utilizado na medicina alternativa para evitar e combater diferentes doenças.

Há muitas décadas que muitas pesquisas a nível mundial vêm se dedicando a comprovar seu valor vitamínico e nutricional.

Graças a isto, na atualidade pode-se afirmar que trata-se de um dos alimentos mais saudáveis que podem ser incluídos na dieta. A seguir iremos compartilhar 15 de suas utilizadas saudáveis.

Benefícios que o alho nos oferece

Saúde cardiovascular

coracao

O alho contribui para regular a produção de colesterol por parte do fígado e, além disso, estimula a produção de colesterol bom ou HDL. Graças a isso, seu consumo regular ajuda a impedir que a gordura se acumule nas paredes arteriais e cause obstrução.

Ele também é um vasodilatador que contribui para ter uma boa circulação sanguínea e para prevenir problemas do coração.

Antibiótico natural

O alho tem uma ação antibiótica muito potente que pode eliminar e frear a ação de diferentes micro-organismos. Na verdade, dizem que é melhor do que alguns antibióticos convencionais, pelo fato de não apresentar efeitos colaterais.

Prevenção do mal de Alzheimer e demência

O alho contém importantes antioxidantes que freiam a ação dos radicais livres, o que previne doenças cerebrais comuns como o Alzheimer e a demência.

Controle da pressão arterial

Quatro dentes de alho por dia trazem uma quantidade significativa de alicina, composto que ajuda a controlar os níveis de pressão arterial.

Resfriado comum

resfriado

O consumo de alho reforça as defesas do organismo e cria uma barreira protetora contra os micro-organismos que causam o resfriado comum. Comê-lo cru diante dos primeiros sintomas do resfriado pode reduzir a gravidade do problema.

Desintoxicar o corpo

A má alimentação, a poluição ambiental e o estilo de vida sedentário fazem com que o organismo acumule toxinas e metais pesados que, por não serem eliminados, podem causar sérios problemas de saúde a médio e longo prazo.

Os antioxidantes presentes no alho contribuem para a eliminação dos resíduos do corpo e demonstraram combater a toxicidade por chumbo.

Saúde óssea

Este alimento pode aumentar os níveis de estrogênio nas mulheres com menopausa, para reduzir o risco de sofrer com a osteoporose. No entanto, ainda falta evidência científica para confirmar tais afirmações.

Tireoide

tireoide

Comer alho cru pode ajudar a regular a função da tireoide, sendo útil nos casos de hipotireoidismo devido ao seu conteúdo de iodo.

Prevenção do câncer

Vários estudos evidenciaram que o consumo diário de alho cru pode ter uma ação anticancerígena no corpo, sendo útil para prevenir o câncer de cólon e de mama, mas ainda faltam provas cientificas para confirmar sua efetividade.

Varizes

As varizes, além de serem consideradas feias, também são um problema de saúde que deve ser cuidado. O alho cru e seus antioxidantes estimulam a circulação e ajudam a combater este problema.

Dor nas costas

Por suas propriedades anti-inflamatórias, trata-se de um ingrediente que pode reduzir a dor nas costas e outras dores musculares. Para isso, basta diluir 5 gotas de tintura de alho em um copo de água.

Feridas e arranhões

Por suas propriedades antibióticas, ele é recomendado para prevenir infecções em feridas e arranhões. Triture um dente de alho e aplique-o sobre a área afetada.

Queimaduras

Para as queimaduras causadas pelo sol ou por fogo, aplique um pouco de pasta de alho e deixe atuar por 20 minutos. Este ingrediente ajuda a regenerar a pele, refresca e previne as cicatrizes.

Úlceras estomacais

Para aliviar as úlceras estomacais recomenda-se iniciar o tratamento com o consumo de 4 ou 5 dentes de alho cru por dia, durante um mês seguido.

Artrite

Por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, trata-se de um ingrediente que reduz a dor, a inflamação e a rigidez em pessoas com artrite.