News

Podridão Branca é tema de palestra em São Gotardo

17 de março de 2017

O pesquisador Oscar Villalta do “Department of Primary Insdustries Victoria”, de Melbourne, na Austrália, aproveitou a passagem pelo Brasil e foi a São Gotardo (MG) para ver de perto quais as estratégias usadas pelos produtores da região, para controlar o fungo Sclerotium cepivorum, causador da doença conhecida como podridão branca.

Durante os dois dias que esteve na cidade, Villalta visitou propriedades, empresas e apresentou, em palestra que reuniu os associados da ANAPA, dados recentes de pesquisas com foco no controle integrado da doença.

oscar02

“Oscar passou para todos nós, produtores de alho, informações cruciais. Foi um grande aprendizado”, declarou o presidente da Associação Mineira dos Produtores de Alho (AMIPA), Flávio Silva.

A palestra de Oscar Villalta abordou, entre outros itens, a forma de propagação da doença, como pode ser feito o controle integrado e os métodos de manejo para proteger os cultivares de alho e cebola. A apresentação do pesquisador intitulada de “Allium Podridão Branca: Revisitando Estratégias de Manejo” está disponível na biblioteca do site da ANAPA ou aqui.

Podridão Branca

A ‘praga’ é causada pelo fungo Sclerotium cepivorum, que possui um forte poder destrutivo, causando grandes perdas em lavouras instaladas em locais altamente infestados pelo fungo e sob condições ambientais favoráveis. A podridão branca tem uma grande capacidade de sobrevivência, inviabilizando áreas para cultivo de cebola ou alho por oito até 20 anos.