News

Nota de pesar – Falecimento de Alysson Paolinelli

29 de junho de 2023

O agronegócio perdeu uma grande liderança e referência. O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, de 86 anos, morreu nesta quinta-feira (29/6), em Belo Horizonte (MG), após um mês de internação para tratar complicações de uma cirurgia no quadril.

Paolinelli revolucionou a agricultura brasileira, contribuindo para que o Brasil se tornasse uma potência na produção mundial de alimentos. Também foi um grande incentivador da pesquisa, ciência e tecnologia no meio rural, sendo um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em reconhecimento ao seu trabalho, chegou a ser indicado ao Nobel da Paz em 2022. Mineiro nascido em Bambuí, Paulinelli foi engenheiro agrônomo, professor, ex-secretário da Agricultura de Minas Gerais (1971-1974), ex-ministro da Agricultura (1974-1979) e deputado federal constituinte (1987-1991).

Sem dúvidas, um dos grandes projetos de sua carreia foi o uso da tecnologia para a transformação do cerrado em uma das maiores áreas agrícolas do país, com destaque em diversas culturas. Graças a esse processo de desenvolvimento e ocupação econômica do cerrado, Minas Gerais chegou ao posto de maior região produtora de alho do Brasil.

Portanto, os produtores nacionais de alho, assim como os de outros cadeias produtivas, têm um sentimento de gratidão por Alysson Paolinelli, que sempre acreditou no potencial agrícola de seu país. Deixou como legado a modernização do setor agrícola, mas também o seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a segurança alimentar.

Sua dedicação e ensinamentos serão, para sempre, inspiração para o agronegócio.

A Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) lamenta a morte de Paolinelli e se solidariza com seus familiares, amigos e admiradores neste triste momento de luto.