News

34º Encontro Nacional dos Produtores de Alho debate desafios, mercado e inovação

26 de setembro de 2022

Nos dias 20 e 21 de outubro, será realizado em Caçador (SC) o 34º Encontro Nacional dos Produtores de Alho, com o tema “Desafios, Mercado e Inovação”. O evento é organizado pelas Associações Catarinense (ACAPA) e Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), além da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e a Prefeitura de Caçador.

Após mais de trinta edições, o encontro já se consolidou entre os produtores brasileiros como um fórum de apresentação e discussão de assuntos para melhoria da cadeia produtiva dessa hortaliça, considerada uma atividade de grande importância socioeconômica para o Brasil. Segundo estimativa da Anapa, o país deve chegar a 250 mil toneladas de alho com uma área de plantação de 18 mil hectares na safra deste ano. Os números representam um aumento em relação a 2021, quando a colheita alcançou 220 mil toneladas e 16 mil hectares.

“A cada ano, conseguimos melhorar a cultura do alho no Brasil, com aumento da produção e a oferta de um produto de qualidade aos consumidores. Isso se deve, em grande parte, aos avanços que tivemos na área de pesquisa e nos debates técnicos que se tornaram essenciais para identificar e encontrar as soluções para os desafios apresentados pelos produtores”, afirmou o presidente da Anapa, Rafael Corsino.    

A escolha do tema levou em consideração o atual cenário, em que as tecnologias, visando a redução de custos, aumento da produção e minimização dos impactos ambientais, assumem cada vez mais um papel de destaque nas propriedades.  Além disso, a busca por conhecimento e informação se tornou condição fundamental para a ampliação da competitividade em qualquer setor produtivo.

Inscrição

Para participar, é necessário fazer a inscrição no site https://uniarp.edu.br/eventos/encontro-produtores-de-alho/. A programação do evento começa com o dia de campo e a palestra sobre períodos e temperaturas de vernalização em alho-semente, com o Dr. Anderson Luiz Feltrim da Epagri. No dia seguinte, os participantes terão a oportunidade de fazer uma visita técnica à Estação Experimental da Epagri de Caçador (pesquisas em desenvolvimento com alho).

Também estão programadas palestras técnicas com diversos especialistas, entre eles o engenheiro agrônomo, Marco Antônio Lucini, que vai palestrar sobre Desafios e Mercado; a Dra. Naiara Guerra, pesquisadora na área de Biologia e Manejo de Plantas Daninhas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convidada para falar sobre uso de herbicidas na cultura do alho; e o pesquisador na área de Fitopatoligia do Instituto Federal Catarinense, Leandro Luiz Marcuzzo, que abordará o tema manejo e controle de doenças do alho. Também estarão presentes o pesquisador na área de Entomologia da Epagri – Estação Experimental de Caçador, Dr. Juracy Caldeiras Lins, e Rogério Er, que vai explicar o IG do alho do Planalto Catarinense.