News

Workshop de planejamento das ações do TCU nas áreas de agricultura e transportes

10 de abril de 2015

A ANAPA foi convidada pelo Ministro Augusto Nardes do Tribunal de Contas da União – TCU para participar de um Workshop de planejamento das ações do TCU nas áreas de agricultura e transportes.

O Objetivo dessa primeira reunião foi expor aos participantes o planejamento das ações do TCU para 2015-2016 em relação a agricultura e transportes.

Uma das ações que o TCU  realizará, serão auditorias no sistema Nacional de Crédito Agrícola, a fim de identificar fragilidades e oportunidades de melhoria na gestão dos recursos destinados ao crédito rural, junto ao Banco Central, Banco do Brasil, BNDES, CEF, Banco do Brasil e outros.

Outra ação é a Governança dos mecanismos de escoamento da cadeia do agronegócio com a finalidade de avaliar se a política de transportes está mitigando os gargalos logísticos para o crescimento do agronegócio no Brasil.

Existem outras diversas ações que serão discutidas nos próximos encontros.

O Ministro abriu a palavra aos participantes do evento, e Rafael Corsino representando a ANAPA bem como o Ibrahort  apresentou algumas reivindicações do setor.

Primeiramente Rafael falou em relação a solicitação que fizemos ao Ministério da Agricultura sobre a resolução 98/94 do  Mercosul que direciona a importação de alho vindo desses paises e que não está dentro do ordenamento jurídico brasileiro, sobre a portaria 242 que está desatualizada e necessita adequá-la as necessidades.

Também foi falado sobre as fraudes nas importações de alho nos portos brasileiros; sobre o crédito rural na qual os juros estão altos e esse ano o Banco do Brasil não está aceitando o penhor da safra.

Além disso Rafael falou sobre a reivindicação dos produtores de hortaliças que na última reunião de Prestação de Contas em São Gotardo nos apresentou um estudo e proposta de melhorias destinados ao Agronegócio, bem como assuntos abordados pela movimentação do Agronegócio no Brasil, que tem afetado a produção. Como são 16 pontos levantados pelos produtores, encaminharemos o documento ao Ministro do TCU.