News

São Gotardo gera receita de R$ 1 bilhão

21 de janeiro de 2015

A cidade de São Gotardo, no Alto Paranaíba é referencia nacional na produção de hortaliças. A região produz cerca de 40% da cenoura consumida no país. Mas a falta de chuvas na região pode obrigar os produtores a diminuírem a área de plantio. E se a oferta cair, tende a impactar em todo o Brasil.

Os produtores da região abastecem Belo Horizonte, Rio, São Paulo, Manaus, Curitiba e também a região Nordeste. Segundo a Coopadap, são 4 mil hectares plantados de cenoura, representando 16% de toda a cenoura cultivada no país. No Brasil há 25 mil hectares plantados.

Porém a produtividade na região é muito maior que a média nacional. 75 mil quilos por hectare no Alto Paranaíba, contra 30 mil quilos na média nacional. Segundo a cooperativa isso representa cerca de 40% da cenoura colhida no país. Outros produtos como alho, batata, cebola e até abacate também se destacam na região. Eles calculam que o faturamento somado dos produtores seja de R$ 1 bilhão.

Porém como este ano a expectativa é de uma nova temporada de seca, alguns produtores já falam em reduzir a área de plantio ou adiar planos de expansão. São Gotardo está em alerta, se a produção cair, os preços de hortifrútis em vários locais do país tenderão a subir, pressionando a inflação. “Se a oferta deles cair, tende a haver um aumento de preços em São Paulo, o que impactaria o Brasil porque São Paulo é um grande centro de distribuição”, diz Carlos Antonio Moreira Leite, professor da Universidade Federal de Viçosa (MG).