News

Saiba quais são as profissões do futuro no Agronegócio

12 de julho de 2017

Uma verdadeira revolução está em pleno andamento no Agronegócio, com uma forte expansão do uso da tecnologia e do conhecimento em todos os segmentos da cadeia. O coordenador do Núcleo de Agronegócios da ESPM-Sul, Ernani Carvalho da Costa Neto, explica como essa evolução está transformando o mercado de trabalho e quais são as “profissões do futuro” no Agro. Confira:

Quais novos trabalhos estão surgindo com a modernização no agro?

Ernani Costa Neto – O fenômeno da modernização do setor do agropecuário pode ser observado com características distintas em dois segmentos: dentro e fora da porteira. Dentro da porteira, a mecanização e a adoção de tecnologia vão criar mais postos de trabalho para operar equipamentos utilizados na produção, monitoramento e suporte à decisão na atividade agropecuária. 

Antes da porteira, profissionais cada vez mais especializados de diversas áreas serão demandados para disseminar as novas tecnologias aos produtores rurais. Desde os engenheiros que fazem o desenho de um novo equipamento e seus recursos de tecnologia da informação, até pessoal de campo para orientar a utilização das novas tecnologias, serão necessários no futuro para aumentar a produtividade no campo.

 

Que profissões apontariam como as do “futuro” nessa atividade?

Ernani Costa Neto – Vislumbro que haverá mais equipes multidisciplinares voltadas às atividades do campo. Além das profissões tradicionais como agrônomos e veterinários, o setor agropecuário deverá abrigar profissionais especializados nas novas tecnologias, tais como o desenvolvimento de inteligência artificial. 

Assim como hoje, pessoas das áreas da administração e da economia serão necessárias para avaliar e viabilizar as diversas opções tecnológicas que estarão disponíveis para as cadeias produtivas.

O que os profissionais em formação devem ter em conta na hora de decidir sua carreira?

Ernani Costa Neto – Principalmente, quem está por decidir sua carreira deve avaliar suas aptidões e preferências pessoais. O setor agro já apresenta muitas oportunidades de carreira e esta situação será ainda mais saliente no futuro em que uma população crescente precisa viver de recursos naturais escassos e finitos. Tal equação vai requerer excelentes profissionais de diversas áreas de atuação, por isso cada um deve buscar aquilo que faça melhor.
 

O que as empresas (especialmente agro) buscam nos profissionais?

Ernani Costa Neto – Além dos profissionais que desenvolvem as novas tecnologias, as empresas vão precisar de pessoas que apoiem sua adoção e implementação no campo. O perfil de tal profissional inclui aptidões empreendedoras para inovar nas diversas etapas das cadeias produtivas, superar barreiras culturais e ser persistente, além de ter um sentido de contribuir para uma missão maior de alimentar o mundo e sustentar o planeta.

Qual é o caminho para a melhor preparação para o mercado de trabalho do futuro?

Ernani Costa Neto – O caminho passa pela profissionalização do setor, em cada etapa da cadeia produtiva do setor agropecuário. A formação de líderes e gestores para aturem no agronegócio é o primeiro passo para pavimentar esse caminho. Estes profissionais serão capazes de transformar o campo do futuro por meio da elaboração de estratégias adequadas e adoção de um planejamento orientado para otimizar o aproveitamento dos recursos disponíveis para as empresas no presente. Semear hoje com educação e formação, para colher resultados amanhã.

Sobre o entrevistado: Ernani Carvalho da Costa Neto possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1992) e especialização em Pós-Graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2000). Atualmente é Professor Titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing, coordenando o Núcleo de Agronegócios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Fonte: Agrolink