News

Potencial de alho ucraniano para entrar no top 5 da Europa

16 de outubro de 2017

Mais e mais produtores na Ucrânia estão interessados ​​na produção de alho. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer antes de se tornar um dos melhores produtores de alho do mundo, poderia facilmente se tornar um dos 5 maiores da União Europeia.

 Houve muitos avanços tecnológicos nos últimos anos graças à ajuda do governo ucraniano, junto com os investidores locais, que aumentaram a produção e abriram novos mercados.

“Eu acho que a qualidade do nosso alho é muito interessante para as empresas de processamento e para os compradores. O alho ucraniano tem um alto teor de fitomicídio, o que lhe confere um aroma picante e agradável, juntamente com um conjunto de microelementos”, diz. Maxim Kulik, consultor independente.

 

Os produtores ucranianos estão interessados ​​em variedades modernas, especialmente porque é mais difícil vender variedades tradicionais como Lubasha, Guliver, Spas e Prometey, pois são praticamente desconhecidas em mercados fora da região.

“Eu acho que exposições recentes, como a Fruit Logistica em Berlim, mostraram que temos a capacidade de substituir alho chinês barato e que podemos ser uma ameaça ao alho espanhol mais caro. Mais e mais produtores estão interessados ​​em alho e pequeno os produtores estão formando associações em todo o país, em busca de novos mercados de exportação “, diz Maxim.

A produção local responde por 90% da demanda doméstica e o alho estrangeiro chinês é importado quando há uma lacuna no fornecimento, de fevereiro a maio.

 

Tradicionalmente, a Bielorrússia importou um terço do volume de exportações do país, e os restantes 65-70% foram enviados para os estados bálticos vizinhos. Nos últimos dois anos, houve mudanças importantes, após embarques de carga de teste para os Países Baixos, Canadá e alguns outros países da UE.

Os baixos preços locais deste ano, cerca de € 1 por kg para o alho fresco, fizeram com que os produtores buscassem novos mercados de exportação. Maxim explica que muitos exportadores estavam interessados, mas que os produtores precisam continuar a melhorar sua qualidade, classificação e embalagem.

“Somente a constância no trabalho árduo de produtores, exportadores e associações pode fornecer o setor de alho ucraniano com os resultados necessários no futuro próximo”

 
fonte: http://www.freshplaza.com