News

Espanha: área cultivada de alho aumenta entre 5 e 10%

28 de março de 2017
alho-espanhol

A cidade de Sulmona, na Itália, foi sede de mais uma reunião do Grupo de Contato do Alho, do Comitê Misto de Frutas e Hortaliças da Europa. O presidente do Departamento Nacional de Alho, Julio Bacete, afirmou que “o balanço da reunião foi positivo, não só pela atenção recebida dos colegas italianos, mas também pelos resultados dos tópicos abordados. Podemos dizer que o alho Europeu tem boa qualidade. Tem sido uma boa temporada e o setor está tranquilo, mas em alerta para qualquer incidente que possa acontecer”. O grupo do alho se reúne regularmente, alternando os encontros entre a Espanha, França e Itália.

As previsões de produção comunicadas na reunião, é que a Espanha contemple um aumento de área cultivada de cerca de 5% a 10% em relação à temporada passada, que terminou com mais de 200.000 toneladas e 21.000 hectares. Os profissionais franceses informaram que o país deve ter um incremento no plantio de 10%, enquanto a Itália reduzirá em 5% a área plantada.

Importações

Sobre as importações, o porta voz do Departamento afirmou não importar alhos da China “enquanto a produção europeia atender o mercado comunitário e tiver estoque próprio. E caso tenham que importar, que as licenças sejam realizadas por profissionais do setor”.

Sobre esta questão, os participantes do encontro concordaram em chegaram a um consenso sobre o documento conjunto a respeito das importações de alho e a proposta de alteração do Regulamento TRQs, capítulo específico do alho, atualmente em discussão no plenário da Comissão, que espera ser concluído antes da próxima reunião plenária do Comitê Misto de Frutas e Hortaliças, que ocorrerá em 14 de Junho, em Roma.

Fonte: Ajoespañol.net