News

Empresas licenciadas vão produzir alho-semente livre de vírus

16 de abril de 2014

A produção e comercialização das sementes da cultivar de alho BRS Hozan, lançada pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) em outubro de 2013, estão asseguradas. Licitação promovida pela Embrapa Produtos e Mercado (SPM), em fevereiro último, licenciou através de Edital de Oferta Pública as empresas Eagle Flores, Frutas & Hortaliças Ltda., a Fazenda Santa Catarina e Shiro Kondo como novas parceiras da Empresa de Pesquisa Agropecuária no tocante ao cultivo e à venda de alho-semente da cultivar BRS Hozan, e que inclui a permissão para o uso da marca “Tecnologia Embrapa” na embalagem do produto comercializado.

Após o processo de escolha das empresas, foram disponibilizados quatro lotes, cada um com cem quilos de sementes genéticas da BRS Hozan para cultivo em telados e posterior implantação de campos de produção de alho-semente. Todo esse processo é avaliado como “de extrema importância” pelo pesquisador Francisco Vilela, que deu continuidade às pesquisas iniciadas em 1994 e que representaram o fio condutor para fazer chegar ao produtor uma cultivar de alho de alta qualidade e livre de vírus. “O licenciamento das empresas permitirá organizar o mercado de produção de sementes de alho, hoje bastante desorganizado, e a ideia é que elas se tornem produtoras de alho-semente livre de vírus para atender adequadamente os produtores que ficam, na maioria das vezes, reféns de materiais de baixa qualidade”, atesta o pesquisador.

De modo geral, de acordo com Vilela, atualmente quando alguém interessado quer adquirir bulbos de alho para plantar é orientado a procurar um dos escritórios da Emater que, por sua vez, o encaminha para um produtor comercial de alho. Ele acrescenta que o produtor de alho, normalmente, vende o que sobrou de sua produção que não foi aceita pelo mercado de alho in natura ou, pior, muitas vezes são adquiridos restos de alho-semente não utilizados pelo produtor comercial. “O risco é que esses materiais rejeitados e posteriormente vendidos como alho-semente apresentam-se extremamente degenerados pela presença de vírus e outras pragas que vão ser disseminadas para outras áreas de produção”.

CONTRATO
O Núcleo para Inovação Agropecuária do Planalto Central (NIA Planalto Central), antes denominado Escritório de Brasília, atua como gestor desse processo e é responsável pela formalização do contrato com as empresas licenciadas.

Segundo Roseane Pereira Vilela, da Gerência Adjunta de Produtos (GAP), da Embrapa Produtos e Mercado, os contratos em questão aguardam tão somente a chancela da Assessoria Jurídica (AJU) da Embrapa para serem assinados. Ela acrescenta que de acordo com a programação de plantio para o ano em curso, o alho-semente para comercialização deverá estar disponível em novembro de 2015.

BRS HOZAN
A BRS Hozan é uma cultivar de alho (Allium sativum L.) do grupo comum/seminobre, livre de vírus e não necessita de vernalização – quando o alho-semente fica armazenado em câmara fria, sob temperatura entre 3 e 5ºC antes do plantio. “Essa característica faz com quem o BRS Hozan seja uma boa opção para o pequeno produtor obter maior renda, plantando um alho de melhor qualidade sem a necessidade de investir em câmaras frias”, anota Vilela.

Fonte: http://www.cnph.embrapa.br/paginas/imprensa/releases/150414_empresas_producao_alho_hozan.html