News

China: Oferta de alho ultrapassa a demanda

07 de junho de 2017
ds27

“Este ano, a produção de alho chinês está elevada por duas razões principais: em primeiro lugar, nos últimos dois anos o mercado de alho incentivou muitos agricultores a expandir suas plantações. Em 2016, a área plantada era de 403,333 hectares, mas as estimativas mostram que as áreas de cultivo aumentaram para 473,334 hectares em 2017, um aumento de 20%. Em segundo lugar, o clima ajudou, as condições foram propícias a uma colheita saudável e abundante”, explicou Guo Wantao, diretor geral da cooperativa Fangxin, especializada no cultivo de alho na cidade de Pizhou (província de Jiangsu).

ds26

“Em termos de vendas, o preço de saída deste ano tem sido de 0,20 euros por quilo, mais de 65% abaixo dos 0,30 euros por quilo do ano passado. Há três motivos pelas quais o preço tem caído tanto. O primeiro é que a oferta não atende a demanda. A depressão dos preços é grave. Além disso, alguns agricultores de alho com pouca experiência entraram no mercado e estão hesitantes na venda do alho. Por outro lado, muitos agricultores investiram pesado em suas plantações no ano passado, somado a instabilidade do mercado, a maioria dos agricultores de alho só quer reduzir seus custos o mais rápido possível. Por último, os intermediários e colheitadores iniciaram promoções artificiais para manipular o mercado, que também introduziu a instabilidade no mercado até certo ponto” acrescentou.

ds28

“Ainda é muito cedo para estimar como serão as últimas seções do mercado de alho. Em geral, a qualidade de alho este ano é muito boa. 40% dos alhos tem um diâmetro de mais de 6 centímetros. Eu acho que o alho pequeno não será fácil de vender. Nosso alho fresco é processado em sua maioria. De todo o alho colhido no setor, uma parte é vendida em supermercados e mercados agrícolas. Uns 10% é vendido em plataformas digitais. Para a venda de alhos, acreditamos que os departamentos responsáveis devem dar apoio adequado para aumentar a velocidade de circulação dos produtos, ajudando os agricultores a maximizar seus lucros”, finalizou Wantao.

Fonte: FreshPlaza