News

ANAPA leva modelo de associativismo para a Festa da Cebola

12 de abril de 2017
20170412_141732

O alho marcou presença na abertura da Festa da Cebola 2017, que ocorreu na cidade de Ituporanga (SC), na última semana. O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Rafael Jorge Corsino, participou, a convite da empresa Itajá, do seminário de Agricultura Familiar, que aconteceu durante o evento.

Corsino levantou a bandeira do associativismo e a importância da profissionalização deste modelo para o setor. “A mobilização da classe se mostra mais forte por meio das associações. Na ANAPA, todas as conquistas tem a participação direta dos produtores. Focamos, desde o início, na estrutura organizacional, profissionalizando a associação e reestruturando-a internamente”, explicou.

20170412_141502

O presidente da ANAPA destacou, ainda, o efeito positivo da mudança da sede da associação para Brasília. Segundo ele “otimizou a interlocução com os órgãos governamentais e aumentou a visibilidade e a participação do setor”. Rafael Corsino lembrou que, atualmente, incide sobre o alho dois mecanismos de defesa comercial, a exemplo da LETEC (Lista de Exceção à Tarifa Comum) e da tarifa antidumping.

“Uma associação para ser forte e poder lutar pelos interesses da classe produtora, precisa ter uma imagem sólida, com posicionamento firme e transparente, perante ao mercado, a sociedade e ao setor público”, acrescentou Corsino.

LETEC

Em entrevista para a rádio Sintonia (1310 AM), de Ituporanga, Rafael Jorge Corsino, explicou ao radialista, Josué Eger, como foi o trabalho da ANAPA para colocar o alho na LETEC. Segundo o presidente Nacional da ANAPA, o resultado não foi imediato.

“Primeiro tivemos de profissionalizar a ANAPA, criar as ferramentas de comunicação e levantar todos os dados de produção e de importação. O departamento jurídico teve de estar bem afinado com o departamento técnico. Ou seja, tivemos de conhecer profundamente a cadeia do alho para levar essa demanda ao Governo Federal. Com os dados em mãos, conseguimos mostrar a importância de o alho entrar na LETEC”, esclareceu.

Ouça aqui a entrevista:

Anapa leva modelo de associativismo para a Festa da Cebola