News

ANAPA defende Política de Agricultura Irrigada para o DF

08 de maio de 2017
Lavoura-de-irrigada

A água, item essencial no processo de produção de frutas e hortaliças, está rendendo bastante dor de cabeça aos agricultores do Distrito Federal. Isso porque a região enfrenta uma grave crise hídrica que ameaça a produtividade e a qualidade dos alimentos. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Rafael Jorge Corsino, uma saída para resolver o problema hídrico do DF é incentivar a ampliação da área irrigada, com a construção de barragens para acumular a água para uso na irrigação.

“O Governo de Goiás, por exemplo, já aplica uma lei de política de agricultura irrigada, que permite, quando há interesse público, construir barragens para captação de água para uso na agricultura. É preciso desburocratizar esse processo no DF, para que os agricultores possam produzir e abastecer o mercado”, avaliou Corsino.

O presidente da ANAPA apresentou a ideia para o Deputado Distrital Rodrigo Delmasso, que considerou a iniciativa viável e positiva para a agricultura da região. “Vamos tentar trazer essa política de incentivo para o DF e estimular a competividade do nosso agro”, disse.

O presidente da ANAPA destacou que com a ampliação da área irrigada, os produtores vão ter condições de aumentar a produtividade das lavouras e, consequentemente, ampliar a geração de emprego e renda, além de contribuir para o abastecimento do mercado interno de alimentos.