News

ABMR&A anuncia vencedores da Mostra de Comunicação e Marketing do Agronegócio

14 de novembro de 2013

Em uma recepção para 400 convidados, foram anunciados na noite de 12/11/2013 , no espaço de eventos Villa Noah, em São Paulo, os vencedores da XVII Mostra de Comunicação em Marketing Rural e Agronegócio, promovida pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A), a maior premiação do gênero do setor. O júri selecionou as ideias mais criativas da propaganda do agronegócio, veiculadas entre 2010 e 2013, além de conceder prêmios especiais a agências, anunciantes, veículos e profissionais do setor.

“A Mostra tem grande importância por reconhecer o ineditismo e a inovação das ações de marketing em um setor que responde por mais de 22% do PIB brasileiro”, afirmou o presidente da ABMR&A, Maurício Mendes, em seu discurso no evento. “O desafio é ir além das commodities, e criar marcas que possam traduzir para a sociedade em geral a importância do homem do campo e daquilo que ele produz. E isso só se faz com comunicação e marketing” concluiu Mendes.

O executivo citou dados recentes do Ibope Media que mostram que a agropecuária investe menos de 0,2% do que fatura em comunicação. “É muito pouco e nada condizente com a importância do setor para a economia e sociedade brasileiras”, declarou, reforçando a necessidade de se investir mais em ações de comunicação e marketing. “O marketing é uma das ferramentas mais importantes para o produtor deixar de produzir apenas uma commodity e passar a apresentar ao mercado um produto com valor agregado, com marca e identificação geográfica”, completou Mendes.

Vencedores

A grande vitoriosa da noite foi a União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA): a contabilização dos prêmios em diversas categorias deu à entidade o título de Anunciante do Período. Igualmente, coube o prêmio de Agência do Período à Borghi/Lowe, agência da própria UNICA e da CAIXA. A Rede Globo foi reconhecida pelos jurados como Veículo do Período, e o prêmio de Profissional Destaque do Período ficou para o vice-presidente senior da BASF para América Latina, Eduardo Leduc.

A campanha institucional Sou Agro levou o Prêmio Especial, recebido pelo ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (GV Agro) Roberto Rodrigues, pelo incentivo e articulação pela sua criação, em 2011.

“Para a UNICA, esta noite foi particularmente gratificante, já que a entidade estava fora da mídia desde 2008, sem produzir uma campanha do porte da do Etanol, o Combustível Completão”, explicou o diretor de Comunicação Corporativa da entidade, Adhemar Altieri. “A agência Borghi/Lowe fez um excelente trabalho nesta campanha e estudos posteriores nos mostraram o grande impacto positivo que ela teve para a cadeia sucroalcooleira” enfatizou Altieri.